sexta-feira, 1 de março de 2013

Poesia 2


Ponte Nova

Em minha terra há montes
onde subo e desço com
prazer.
Lá, entre frescas e verdes ladeiras, corre um rio que
me viu crescer . Todos os pássaros
e flores que lá residem abençoam
a minha terra com seus cantos
alegres e cheiros perfumosos.
Desta terra me orgulho, nesse
céu me perco em seu
imenso azul com ventos suaves
que me fazem viajar.
Me guio pelo soar dos sinos
da matriz e por um passado
que se faz presente em cada
canto ou rua de Ponte Nova.
Atrás de seus verdes montes
misturado às águas de seu
coração Piranga fizeste-me
captar uma energia cósmica
de onde tiro tanto amor e respeito
para lhe dar.
Depois de palavras emocionadas
e trechos descritivos, peço-lhe que
nunca me renegues e ao som
de seus sinos e ao correr das
águas do Piranga, me faças
sempre um eterno filho
pontenovense.

19/12/1989 – Viçosa – MG
                                      Fernando Drummond...


Um comentário:

  1. Observando este texto quase 24 anos depois de escrito posso notar sentimentos de forte ligação com o "local geográfico" de nascimento. Tem características muito particulares ao "ecossistema" de origem natalícia; uma reverência "telúrica" propriamente dita a isto, destituída de quaisquer considerações sociais.
    Também posso notar um sentimento místico em relação ao local, principalmente na parte do texto que fala sobre sinos e religiosidade assim como um passado "filosófico" completando estas impressões de contemplação.

    ResponderExcluir