sábado, 16 de abril de 2011

ARTE E NATUREZA

OS ENCANTOS DE LIBERDADE


Dentre os vários marcos turísticos do estado de Minas Gerias, como por exemplo, a Praça Tiradentes em Ouro Preto e a Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte, se destaca uma praça que reflete o espírito do povo mineiro no Brasil e no exterior, uma praça que simboliza o espírito mineiro, sua tradição e sua história, projetada e construída com Belo Horizonte, a Praça da Liberdade é esse símbolo, traz em sua essência os dizeres da bandeira do estado “LIBERTAS QUE SERA TAMEN”.
Construída em 1895, a Praça da Liberdade foi idealizada como um marco da capital de Minas, local onde seria implantado o poder administrativo do governo. Foi construída para abrigar o palácio do governo de Minas e todas as secretarias de estado.
A praça é muito bela, permanentemente conservada e reformada, é tombada a partir de 1977 pelo IEPHA, assim como quase todos os edifícios no seu entorno.
Os traçados da sua planta foram inspirados nos jardins do Palácio de Versalhes, na França, possue um lindo e grande coreto, assim como fontes luminosas e alamedas entornadas por Palmeiras Imperiais.
Os edifícios do seu entorno foram erguidos em estilo eclético e neoclássico.
Ao longo dos anos, a praça foi recebendo construções de outros estilos arquitetônicos.
O Palácio da Liberdade, antiga sede do governo e as secretarias de estado foram construídos em estilo eclético e neoclássico e outras edificações que aparecerem posteriormente à sua inauguração como o Palácio Cristo Rei, na década de 40, todo arrematado em pó de pedra no estilo Art. Decó.
Nas décadas de 1950 e 1960 o arquiteto Oscar Niemeyer projetou dois edifícios para o entorno da praça, o edifício Niemeyer e a Biblioteca Pública Luiz Bessa, e na década de 1980, em estilo Pós-Moderno, foi construído em seu entorno o prédio conhecido como Rainha da Sucata, onde funciona atualmente o Memorial da Mineração.
Cenário para grandes produções da Rede Globo de Televisão, como Hilda Furacão, JK e a atualmente a telenovela Ti-Ti-Ti, a Praça da Liberdade é conhecida em todo Brasil e no mundo, e diariamente procurada por muitos que teem a capital mineira como destino turístico.
A história da Praça da Liberdade se confunde com os ideais de vanguarda e liberdade dos mineiros, desde sua fundação é ponto de encontro de várias gerações que fazem do local o cenário para suas manifestações artísticas, culturais e sociais. Na década de 1970 abrigou a feira Hippie, onde todos se reuniam para vender, trocar artesanatos, cantar e dançar, depois, a feira que por lá funcionou durante décadas, foi transferida para outro local da cidade. Segundo Maria Alice Bernardes, professora de artes e mestranda em Manifestações Artísticas e Patrimônio Público de Minas Gerais, o espaço tornou-se fundamental para compreensão da referência artística e social do povo mineiro: “todo pesquisador deve tomar a Praça da Liberdade como ponto de partida para entender como se dá a produção de referências e cultura no estado de Minas Gerais”, afirma Maria Alice.
Atualmente a Praça da Liberdade continua sendo um seleiro de manifestações artísticas em Minas, lá se reúnem diariamente, turistas de todo Brasil e do Mundo, tribos das mais variadas como Punks, Góticos, Dark`s, Hippies, atores, atrizes, cantores, músicos e atletas que usam suas alamedas como pistas de atletismo e todo tipo de pessoas que se reúnem para usufruírem de seus atrativos naturais e arquitetônicos.
Quase todas as semanas são apresentados no local, concertos de música, exposições de artes plásticas, apresentações teatrais e todos os tipos de eventos patrocinados pelo poder público para a população e para os turistas que visitam a cidade de Belo Horizonte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário