O Circuito Cultural da Praça da Liberdade em Belo Horizonte , MG, é um conjunto integrado de espaços culturais em formação e estabelecido pela parceria público e privada.
Até março de 2010, dois espaços foram inaugurados: O Museu da Minas e do Metal, e O Espaço Tim Ufmg do Conhecimento, que se juntaram a outras edificações tradicionais como a Biblioteca Pública Luiz de Bessa, ao Palácio da Liberdade, ao Museu Mineiro e ao Arquivo Público Mineiro.
A proposta do Circuito é reunir na praça da Liberdade, um dos símbolos da capital mineira, arte, ciência, cultura popular, museus, centros de memória, salas de exposição e espetáculos, espaços para oficinas e cursos.
Ao término o Circuito Cultural Praça da Liberdade deverá chegar ao cem milhões de investimentos da iniciativa privada e vinte milhões do governo estadual, e abrangerá o quadrilátero definido pelas ruas, Thomé de Souza, Guajajaras, Sergipe e Bahia, incluindo todo conjunto arquitetônico da praça e dois prédios públicos na avenida João Pinheiro.
Novos Espaços
Alguns dos novos espaços que serão inaugurados nos próximos anos, substituirão repartições públicas que foram transferidas para a cidade administrativa do governo de Minas Gerais no bairro Serra Verde. Estarão assim distribuídos os seguintes espaços culturais do circuito:
- O Memorial de Minas Gerais, na antiga Secretaria da Fazenda.
- O Centro de Arte Popular, no antigo Hospital São Tarcísio.
- O Centro Cultural Banco do Brasil, na antiga Secretaria da Defesa Social e O Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves.
Inicialmente com previsão para ser formado por dez espaços em implantação, aumentou para quatorze os espaços do centro integrado de cultura.
Os outros investimentos que vão formar o centro de cultura são:
- Museu do Homem Brasileiro em substituição a Secretaria de Estado de Viação e Obras.
- Nova sede do IEPHA e um Centro de Referências em Restauração Artística na antiga Secretaria de Estado e Cultura, localizado no Palacete Dantas.
- Museu do Automóvel, nas garagens do Palácio da Liberdade.
- Um Hotel, no edifício da previdência, do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, o IPISEMG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário